Você já ouviu falar sobre melhoria contínua? Sabe quais são os principais desafios que a envolvem? Podemos definir a melhoria contínua como uma filosofia que deve fazer parte da cultura organizacional e onde todos sejam capazes de compreendê-la e aplicá-la na sua rotina de trabalho. Considerada muito mais que apenas alguns métodos e ferramentas aplicadas a problemas ou em projetos específicos.
Título: A melhoria contínua nas organizações.
Fonte: https://pixabay.com/illustrations/feedback-opinion-customer-1977986/
Como principais benefícios da melhoria contínua podemos destacar:
- O desenvolvimento, em todos da organização, de um olhar mais crítico e detalhista para
potenciais melhorias a serem implantadas na organização;
- A compreensão de que existem diferentes níveis de complexidade nos problemas organizacionais e para isso existem diferentes metodologias e ferramentas que devem ser aplicadas;
- O alinhamento das ações e projetos de melhoria com os objetivos e metas organizacionais;
- A melhora qualitativa e quantitativa de produtos e serviços oferecidos pela empresa.
E como fica a abordagem e os desafios da melhoria contínua nas startups? A dinâmica existente ao longo do ciclo de vida de uma startup, de certa maneira, já nos conduz a um processo contínuo de validação, evolução e melhoria, mas precisamos ficar atentos a estruturação dos processos e dos resultados em relação as soluções desenvolvidas e ofertadas ao mercado pelas startups. Conhecer e aplicar os principais métodos e ferramentas para a identificação e resolução de problemas deve ser também uma diretriz para as startups que irá possibilitar de maneira mais eficaz o direcionamento das problemáticas que eventualmente forem surgindo ao longo de sua jornada.
Título: Os resultados da Excelência Operacional.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/comece-empreendedor-empreendedorismo-3299033/
Um “mito” organizacional que precisamos combater é que melhoria contínua é coisa apenas para grandes empresas e que as médias e principalmente as pequenas ou as startups não têm recursos humanos, materiais e principalmente financeiros para implantar um programa de melhoria contínua que irá contribuir com o desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a excelência operacional.
Sergio Mazini
Sócio fundador da BELT Inovação e Excelência